Revista ALPHA n.º 2


(novembro de 2001)

 


[Artigos]

 

Bandeira e Mário de Andrade: um exemplo de relações polifônicas (pp. 07-16)

 

Betina Ribeiro Rodrigues da Cunha

 

 

Os "eus" interativos e nos espaços educacionais (pp. 17-22)

 

Consuelo Nepomuceno

 

 

O estudo do texto numa perspectiva discursiva (pp. 23-34)

 

Helena Maria Ferreira

 

 

A construção da alteridade em "A Hora da Estrela" (pp. 35-47)

 

Jesana Batista Pereira

 

 

El método crítico de Antonio Candido (pp. 48-60)

 

Jorge Ruedas de la Serna

 

Bruxas e santas: a construção social e cultural da inferioridade da mulher (pp. 61-72)

 

Maria de Fátima Silva Porto

 

 

El investigador como crítico y frente a la crítica (pp. 73-80)

 

María Rosa Palazón Mayoral

 

Democracia e Educação: uma teoria da reconstrução contínua da Educação, do Trabalho e da Vida (pp. 81-94)

 

Maria Terezinha de Brito

 

 

George Orwell e a fábula do desencanto (pp. 95-109)

 

Moacir Manoel Felisbino

 

 

História e importância do livro didático no Brasil (pp. 110-121)

 

Perciliana Pena/ Graça Aparecida Cicillini

 

 

Os sobreviventes do Holocausto: Cinema e Memória – Mnemosyne chora (pp. 122-139)

 

Roberto Carlos dos Santos

 

 

Imagens, "imaginário" e marketing político: Reflexões acerca das eleições presidenciais no Brasil – 1989 e 1994 (pp. 140-154)

 

Rosa Maria Ferreira

 

 

A reforma Francisco Campos e o livro didático (pp. 155-170)

 

Sérgio Celani Leite

 

 

Tece(m)-se considerações acerca da variável "se" apassivadora (pp. 171-180)

 

Sueli Maria Coelho

 

 

Os quase objetos de José Saramago (pp. 181-200)

 

Tércia Montenegro Lemos

 

 


[Resenhas]

 

Triz , de Maria Esther Maciel (pp. 203-205)

 

Agenor Gonzaga dos Santos

 

Meu canto é saudade , de Juca da Angélica (pp. 206-210)

 

Helânia Cunha de Sousa Cardoso

 

Literatura encomiástica de autocrítica: Mecenato Pombalino e Poesia Neoclássica: Basílio da Gama e a Poética do Encômio, de Ivan Teixeira (pp 211-214)

 

Luís André Nepomuceno